A propaganda é a alma do negócio: OK. Mas dando uns passos para trás (ou para frente), o que garante bons resultados em vendas de um produto? Muita coisa, desde sua elaboração, posicionamento no mercado, investimento em propaganda. E tudo isso para fazer seu produto chegar às mãos do consumidor.
O trade marketing é o elo de ligação entre a indústria, o varejo e o consumidor.
E, se pudermos resumir rapidamente a importância do trade marketing para o aumento das vendas, é ele que “sente o pulso” do consumidor, otimizando as oportunidades de atendê-lo da melhor forma possível, incrementando a performance do sell-out de forma sustentável. Ou seja, da conquista à retenção dos clientes.
E por que a logística anda lado a lado com o trade marketing?
São muitos os papeis que a estratégia logística desempenha a serviço do trade marketing. Responsável pela gestão de toda a jornada do produto, do recebimento, armazenagem, manuseio, até a expedição e relacionamento com o cliente, o parceiro logístico ideal tem um rico material em mãos: informações precisas de ponta a ponta. Conseguimos saber a performance de vendas em cada ponto de venda, por exemplo, o que indica ações para aumentar share of market em determinada região ou, ainda, investir do fortalecimento de marca onde o produto já tem boa aceitação. Outros dados podem dar insumos para um planejamento que repense sortimento ou mapeamento de novos PDVs.
De departamentos de marketing às agências de propaganda.
Podemos concluir, então, que profissionais que trabalham para o sucesso da cadeia produtiva pensando em conversão, aqueles que desenvolvem estratégias promocionais em ponto de venda e até donos de franquias que desejam suprir suas unidades com precisão e agilidade, reduzindo custos e otimizando resultados, são os maiores interessados em uma logística que cuide de tudo isso para ele.
E nós fazemos com prazer.