Como vender mais para os mesmos clientes do seu E-commerce
O mês de dezembro chegou e junto com ele as vendas de natal e ano novo. As expectativas para este ano são extremamente favoráveis: Segundo a Confederação Nacional do Comércio (CNC), 2017 terá o maior número de vendas dos últimos 4 anos, com uma expectativa de faturamento 4,3 % superior à 2016.
Neste cenário, os lojistas, e em especial os e-commerces, investem tempo e dinheiro realizando promoções de final de ano, tudo isso para conquistar cada vez mais clientes e realizar cada vez mais vendas. Mas, e se os clientes conquistados nesse período continuassem comprando durante o ano todo, sem a necessidade de novos investimentos de aquisição por parte dos lojistas? Você lojista, não vai querer perder as dicas dos próximos tópicos.
Saiba agora como transformar aqueles “clientes ocasionais de fim de ano” em clientes fiéis da sua marca!
Vamos pensar um pouco?
O que é CAC e Como ele Representa no meu Negócio?
O CAC (Custo de Aquisição do Cliente) consiste no investimento de aquisição realizado pelo lojista ao conquistar cada novo cliente. Essa conta pode ser feita através da equação Investimento/número de clientes conquistados.
Por exemplo: Você possui um e-commerce de roupas e realiza um investimento de R$ 10.000,00 no Facebook para gerar mais vendas de uma determinada coleção. E, vamos supor que esse investimento conquistou 300 novos clientes.
Assim, o CAC (custo de aquisição por cliente) é de R$ 33,33 (10.000/300).
Agora, em termos de lucro:
Se o ticket médio da sua loja for de R$ 80,00, nesse mesmo exemplo, o valor total de vendas será R$ 24.000, do qual, ao ser subtraído o investimento inicial de aquisição (R$ 10.000), resulta num lucro de R$ 14.000,00.
Como maximizar meus lucros sem aumentar o CAC?
A melhor forma de potencializar os lucros da sua loja sem realizar novos investimentos de aquisição, é aumentando o LTV ( Life Time Value, ou tempo em que um cliente permanece como consumidor) dos seus clientes. Por exemplo:
- Se um cliente possui um LTV de 12 meses e realiza três compras com o valor médio de R$ 80,00 durante esse período, seu ticket médio passa a ser de R$ 240,00.
- Se 300 clientes possuírem esse mesmo LTV e ticket médio, o faturamento passa a ser de R$ 72.000.
- Como houve apenas um investimento inicial de aquisição (de R$ 10.000) o lucro torna-se de R$ 62.000.
Vamos pensar um pouco?
O CAC (Custo de Aquisição do Cliente) consiste no investimento de aquisição realizado pelo lojista ao conquistar cada novo cliente. Por exemplo:
- Se o investimento realizado foi de R$ 10.000, e foram conquistados 300 clientes, o CAC (custo de aquisição por cliente) é de R$ 33,00
- Se o ticket médio (valor médio das vendas) for de R$ 80,00, o valor total de vendas será R$ 24.000, do qual ao ser subtraído o investimento inicial de aquisição (R$ 10.000) resulta num lucro de R$ 14.000.
Como maximizar meus lucros sem aumentar o CAC?
A melhor forma de potencializar os lucros da sua loja sem realizar novos investimentos de aquisição, é aumentando o LTV ( Life Time Value, ou tempo em que um cliente permanece como consumidor) dos seus clientes. Por exemplo:
- Se um cliente possui um LTV de 12 meses e realiza três compras com o valor médio de R$ 80,00 durante esse período, seu ticket médio passa a ser de R$ 240,00.
- Se 300 clientes possuírem esse mesmo LTV e ticket médio, o faturamento passa a ser de R$ 72.000.
- Como houve apenas um investimento inicial de aquisição (de R$ 10.000) o lucro torna-se de R$ 62.000.
Você percebeu que aumentando o Life Time Value dos seus clientes o seu lucro pode crescer em até 500 por cento? Nada mal, certo? Saiba abaixo como aumentar seu LTV e maximizar suas vendas!
Como continuar vendendo para os clientes que já possuo?
Conquistar a fidelidade dos seus clientes pode não parecer uma tarefa fácil, mas existem diversas ações que podem simplificar esse processo e aumentar de maneira significativa as vendas da sua marca.
Algumas delas são:
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Relacionamento por e-mail
Mais do que apenas enviar promoções, o relacionamento por e-mail permite ao lojista estabelecer uma relação de confiança e cumplicidade com o cliente. Ao receber um e-mail de boas-vindas ou um cupom de desconto no aniversário, o consumidor percebe que é estimado pela marca e também reconhece valor na sua oferta, aumentando seu LTV e consequentemente, seu número de compras.
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Indique e Ganhe
Ao oferecer vantagens e descontos para que seu cliente indique outros novos clientes, você não está apenas realizando novas vendas, como também estabelecendo uma relação de cumplicidade e benefícios mútuos com os clientes que você já possui, aumentando a sua fidelidade.
- Review
Ao pedir para que seus clientes escrevam opiniões sobre os seus produtos e entregas, você está não apenas recebendo feedbacks valiosos que lhe permitirão melhorar a qualidade da sua loja, como também demonstrando aos seus consumidores o quanto valoriza suas opiniões, estando sempre disposto a ouvi-las.
Se interessou e quer saber mais sobre como fidelizar seus clientes, aumentando seu LTV? Separamos um guia com os 7 Hacks mais utilizados pelos maiores e-commerces do mundo para maximizar suas vendas.
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