Você conseguiria imaginar um evento ou um ponto de venda (PDV), Trade Marketing e ações de PDVs sem os materiais de comunicação e divulgação necessários?
Ou então, alguma campanha de sucesso onde uniformes, brindes, estandes e todo material que compõem esse tipo de ação, não estivessem presentes por atraso de distribuição?
Difícil de imaginar, não é mesmo? No entanto, situações como essas ocorrem, especialmente quando o planejamento logístico não é desenvolvido de modo assertivo, prejudicando assim a imagem do produto ou evento, ou diminuindo o interesse do público sobre a campanha proposta.
Planejamento Logístico: Como Acertar na sua Campanha de Trade Marketing e nas ações de PDV
Pontualidade
O problema mais comum enfrentando pelas empresas está relacionado aos prazos de entrega. Estes costumam ser estendidos quando erros – resultados da falta de planejamento, da dificuldade de comunicação e da falta de visibilidade do andamento dos processos – são cometidos em alguma das etapas da cadeia logística. E este erro, por mais simples que seja, acaba criando um efeito dominó e impactando todo o processo. Isso pode comprometer toda a sua campanha de Trade Marketing e ações de PDV.
Portanto, se pontualidade é o diferencial que pode determinar o sucesso ou o fracasso de uma ação, é importante que os profissionais da área de logística estejam atentos à estratégias que considerem o uso de empresas de frete expresso e entregas urgentes, para evitar surpresas na hora da grande apresentação.
Nesse sentido, analisar o serviço de um operador antes de contratá-lo e saber o seu histórico de ações no mercado e o comprometimento não só com o prazo, mas com o cliente, é uma das estratégias primordiais para que o planejamento ocorra no cronograma estipulado.
Infraestrutura e sazonalidade
Outro ponto de atenção, o atual modelo de transporte brasileiro que não contribui para a viabilização do cumprimento de entregas, distribuição e positivações, não pode ser ignorado se o objetivo é realizar uma campanha pontual.
Especialmente nos períodos de chuva, por exemplo, quando as péssimas condições das estradas podem motivar atrasos, pois os veículos não conseguem atingir seu melhor desempenho, além de aumentar gastos com combustível e manutenção e, principalmente, o tempo de entrega.
Planejar é acertar
Nesse sentido a adoção de técnicas, metodologias e ferramentas adequadas, como, por exemplo, estabelecer uma boa comunicação, para que o trabalho flua melhor entre os players e exista uma maior visibilidade do andamento das etapas, ou então o monitoramento de todos os processos em tempo real, para que os responsáveis possam responder rapidamente aos problemas e tomar medidas para contorná-los, são etapas fundamentais para a garantia da entrega das mercadorias no prazo correto e o sucesso da campanha.
Uma vez que o negócio está fechado, a tarefa é gerenciar e otimizar o processo logístico entre cada uma das partes. Armazenamento, manuseio, embalagens, impostos, etiquetas, envio, recebimento e rastreio são as principais etapas. O detalhamento das etapas abaixo também vale tanto para os profissionais que operam as ações quanto para empresas que realizem diretamente a distribuição de materiais promocionais.
Solução Logystem
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