De acordo com o 38º Webshoppers do Ebit/Nielsen, só no primeiro semestre de 2018 o e-commerce brasileiro cresceu 12,1% com relação ao mesmo período do ano anterior.
Trata-se de um número bastante expressivo, que mostra o aumento progressivo no hábito de fazer compras online. No entanto, para garantir que o seu negócio acompanhe o crescimento do setor, é importante ficar atento a algumas questões chave na logística para e-commerce.
Saiba quais são elas!
7 questões de logística para e-commerce que você precisa considerar
1. Site lento
Quem está pensando em comprar um produto ou serviço pela internet preza pela praticidade.
Se o site do seu e-commerce demora demais para carregar enquanto o usuário está buscando o produto, a tendência é que ele se sinta frustrado e vá fazer a pesquisa na página de um dos seus concorrentes. Por isso, o ideal é que sua página não tenha tempo de carregamento superior a 2 segundos.
2. Falta de descrição e detalhe nos produtos
Além de prejudicar o seu tráfego orgânico, produtos mal descritos ou detalhados prejudicam a experiência do cliente e diminuem as chances de que eles optem por comprar no seu e-commerce.
Descrições confusas, com erros ortográficos, de digitação ou genéricas demais denotam amadorismo e pouco cuidado da marca com o negócio e transmitem insegurança para o cliente.
3. Logística reversa
Se a sua logística reversa for pouco eficiente, as chances de que o cliente deixe seu e-commerce altamente insatisfeito e migre definitivamente para a concorrência são enormes, o que pode influenciar negativamente os resultados do seu negócio.
Logo, é importante checar a política praticada pelos seus parceiros e informar para o seu cliente de maneira clara qual será o passo a passo a ser seguido em caso de troca ou devolução. Também é essencial informar os prazos estimados em que isso ocorrerá, mantendo um canal de comunicação aberto durante todo o processo.
4. Frete alto
Talvez um dos maiores problemas de logística para e-commerce, o frete alto é um dos principais responsáveis pela desistência de potenciais clientes na hora da compra.
Estima-se que até 55% deles abandonem o carrinho ao se deparar com a taxa de entrega. Planejar ações estratégicas de compras casadas com frete único ajuda a amenizar esse impacto e diminuir a taxa de abandono.
5. Produto não recebido
Esperar por uma encomenda que não chega gera frustração no cliente, fazendo com que ele migre para a concorrência e deixe o proprietário do e-commerce com um reembolso para lidar.
Por isso, é importante evitar essa situação a qualquer custo contratando um serviço de logística para e-commerce de qualidade. Ainda que ele pareça um pouco mais caro a princípio, a economia que você vai fazer ao longo do processo é incomparável.
6. Endereço sem entrega
O número de brasileiros que moram atualmente em áreas de risco ou sem entrega a domicílio é bastante expressivo. De acordo com estimativas do IBGE, são cerca de 11 milhões de pessoas que poderiam comprar em lojas virtuais se tivessem acesso ao recebimento dos produtos ou serviços.
7. Problemas no pagamento
Para que a experiência de compra seja finalizada de maneira satisfatória, a transação de pagamento precisa ser concluída de maneira rápida, segura e sem complicações.
Criar muitas barreiras nesse momento da compra gera um descontentamento ou desconfiança no cliente que pode fazer com que ele desista de concluir a transação mesmo estando na etapa final. Portanto, invista em uma plataforma de pagamento online que ofereça diversas opções sem oferecer dificuldades desnecessárias.
Para evitar a maior parte desses problemas e garantir que seu e-commerce tenha uma experiência de compra superior aos concorrentes, conte com a Logystem! Somos uma consultoria em logística especializada em receber, comprar, organizar, separar, expedir, transportar e entregar seu serviço ou produto.
Mas não é só isso: realizamos esses serviços na hora e lugar certos e com a melhor relação custo benefício do mercado. A Logystem também pode armazenar produtos, processar pedidos e gerenciar essas informações, implementando o fluxo de logística até a entrega.
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Gostou de saber mais sobre as 7 questões de logística para e-commerce que podem prejudicar o seu negócio? Então aproveite para baixar descobrir as principais reclamações de clientes sobre e-commerces e e ler o post Como aplicar a logística e estoque no seu e-commerce!