A IMPORTÂNCIA DA LOGÍSTICA PROMOCIONAL DENTRO DA ESTRATÉGIA PROMOCIONAL
Qual é a primeira coisa que vem na sua mente quando você escuta a palavra logística? Possivelmente, uma das primeiras imagens que devem surgir na sua cabeça seja a de caminhões carregados de mercadorias, circulando pelo Brasil a fora com o objetivo de chegar ao seu destino no menor tempo possível, certo? Mas, se mudarmos o enfoque da pergunta para logística promocional, será que o cenário é o mesmo?
O que é logística promocional?
Quando pensamos em logística promocional, devemos entendê-la como um tipo de atividade dedicada exclusivamente à gestão e tratamento de elementos promocionais, sendo bastante diferente da logística tradicional.
Como ferramenta, a logística promocional pode ser compreendida como um meio eficaz para o bom funcionamento e desenvolvimento dos mercados comerciais e de marketing de muitas empresas.
Preparando o cenário
Nesse sentido, catálogos, cartazes, expositores, displays, mesas para demonstração, amostras, itens de vestuários e demais elementos visuais são utilizados incessantemente pela logística promocional com o objetivo de ressaltar produtos e marcas nos pontos de vendas.
Além desses itens, vale destacar também as embalagens como parte imprescindível do processo logístico promocional, pois, ao proteger e assegurar a integridade da carga do começo até o fim da viagem, são elas que vão definir se o produto precisa de um reforço extra para garantir seu transporte.
Já ouviu falar?
A logística promocional pode ser utilizada por empresas de diversos segmentos de atuação entre elas: bens de consumos, alimentos, indústrias, montadoras, agências de promoção, empresas que investem em marketing promocional, etc.
Um case de sucesso que podemos destacar no setor de foods, importante indústria alimentícia, é o da empresa Subway. Em uma das campanhas de logística promocional delimitadas para a empresa, os franqueados da Subway tiveram a opção de adquirir diversos materiais “extras”, a fim de potencializar ainda mais a comunicação visual com os seus clientes.
Nesse caso, a logística promocional entrou em ação, ao realizar esses envios, com relatórios de entrega e atendimento ao franqueado a fim de sanar qualquer dúvida quanto ao recebimento dos materiais.
Outro exemplo, a “Seleção do Faustão”, iniciativa de logística promocional que tinha como objetivo sortear semanalmente automóveis, TVs de Plasma, aparelhos celulares e computadores, e utilizava-se do gancho da Copa de Mundo de 2006 para engajar os interessados em participar do sorteio por meio da oferta de notícias sobre o evento via SMS, só foi possível de ser efetivada graças ao planejamento de logística promocional, visto que o sorteio, além de ter se tornado uma febre, era realizado em todo território brasileiro.
Case com a Gerdau
Mas as dificuldades para se realizar uma campanha de sucesso em logística promocional não param por ai.
Um case de sucesso ocorrido com a Gerdau, importante indústria produtora de aços longos, onde era necessário realizar a organização de todo o processo logístico da empresa, incluindo a positivação de materiais promocionais para promoção da linha POP da organização em todo o país, incluindo cidades como São Felix do Xingu, localizada a cerca de 1.000 km de Belém-PA, demonstrou que nesse tipo de situação, é necessário mais do que aviões e caminhões para levar materiais eletrônicos, como DVD’s players, para o meio da floresta amazônica, mas sim o apoio de transportes de barco em meio à mata fechada.
Entre os principais resultados obtidos pela ação promocional estão a redução de custos, por associar a logística dos materiais à implementação nos pontos de venda, além do aumento de 20% nas vendas dos produtos POP nas lojas envolvidas.
É preciso pensar a estratégia
Para o desenvolvimento de uma campanha de logística promocional bem-sucedida, é fundamental delimitar metas e objetivos.
A primeira delas é a meta econômica, estipulada para aumentar a otimização do investimento realizado. Em seguida entra o plano operacional, que permite que a campanha se realize com a máxima eficiência, e por fim, o estratégico, determinante para o sucesso das ações promocionais.
No entanto, para que o resultado da campanha seja como o esperado é importante que a logística promocional atue de forma consultiva, junto com clientes e agências. Isso significa trabalhar com inteligência logística de marketing, participando ativamente desde o início do planejamento da ação, fazendo conexões entre o planejamento promocional e a solução logística mais adequada a cada situação.
Por isso, é importante que a logística participe de forma integrada, e não somente quando tudo está pronto e depois “contrata lá uma transportadora para entregar”.
Cumprindo os prazos
Outro ponto importante para o pleno desenvolvimento da logística promocional é a questão dos prazos.
Nesse sentido, a regra é simples: menos é mais, ou seja, quanto menor é prazo de entrega, maior é o custo de frete. Muitas vezes é solicitado um orçamento para o fornecedor logístico, considerando prazos de entrega de 10 a 15 dias, por exemplo, mas por falta de planejamento, falhas ou atraso na aprovação do cliente quanto à produção dos materiais, tudo fica pronto às vésperas do prazo e a entrega passa a ser urgente, aumentando os custos significativamente.
Para não errar
Por isso, para que os prazos estejam em dia e a operação seja realizada de modo completo, é preciso atentar-se sempre a estratégia do processo logístico promocional, especialmente porque o mercado espera da maioria das empresas profissionalismo e planejamento.
Segundo pesquisa encomendada pela AMPRO e realizada pelo IBOPE (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística), 73% dos entrevistados consideram as ações de marketing promocional são frutos de planejamento, e não de ações improvisadas.
Portanto, não há desculpas. Para que o cliente não entre no PROCON só há uma solução: planejamento logístico estratégico.