Para você que trabalha com campanhas promocionais, seja na parte criativa ou na aprovação, sabe muito bem que essa é uma excelente ferramenta para aumentar o valor da marca e conhecimento dos produtos junto ao seu público-alvo.
Quem não se lembra da maior promoção do reino animal? Os “Mamíferos da Parmalat” que rapidamente virou sucesso de mídia e perdura no imaginário popular do brasileiro até os dias de hoje. Outra grande campanha promocional, e de grande repercussão e engajamento, foi a campanha de “Tour da Taça da Copa do Mundo FIFA no Brasil”. A campanha foi realizada pela Coca-Cola, teve milhares de participantes em todo país, e contou com o apoio logístico completo da Logystem.
Ambas as campanhas, além de muito criativas, só tiveram esse enorme sucesso por que tudo ocorreu exatamente como o planejado. Principalmente, na área logística:
Distribuição de Prêmios; Gestão das Campanhas; Validação dos Premiados; Contact Center e SAC para atender os participantes; e toda a documentação dos produtos e NFs são alguns dos pontos comuns no planejamento de qualquer campanha de sucesso.
Porém, a pressa e mal planejamento dessas atividades podem acarretar em diversas falhas e problemas, tanto na campanha, quanto também na imagem da marca junto aos seus consumidores.
Mas, o que fazer para que o tiro não saia pela culatra? As consequências são grandes e as correções são sempre muito trabalhosas para as empresas.
Portanto, para que sua campanha seja um sucesso, confira os tópicos e veja se você não está cometendo algum desses deslizes logísticos no planejamento de sua campanha promocional.
Erros para você não cometer nas suas Campanhas Promocionais
Não fazer um planejamento bem detalhado da comunicação
Toda campanha promocional começa com um bom planejamento. Essa etapa é uma das mais importantes e, por isso, merece atenção especial.
A parte fundamental de uma campanha promocional é determinar um tema ‘campeão’, que defina o tom para a propaganda individual e outras formas de comunicação de marketing a serem usadas.
O tema da campanha é a mensagem central que será comunicada nas atividades promocionais.
Depois de determinar o que será ofertado, é necessário elencar quais meios de comunicação serão utilizados na campanha promocional. Nesse momento, analise algumas questões:
- o meu público-alvo está presente em quais canais?
- como eu posso fazer com que minha mensagem chegue ao maior número de possíveis clientes?
- quais canais serão mais eficazes para o meu público, os meios digitais ou os físicos?
- quanto do meu orçamento será destinado à distribuição das mensagens?
- eu tenho pessoal suficiente para tirar dúvidas do meu cliente (uma equipe de SAC é essencial para qualquer ação promocional)?
Depois de obter respostas para todas essas perguntas e para que sua mensagem atinja seu público-alvo de forma efetiva, é essencial um bom planejamento logístico e de distribuição do material promocional. Assim é garantido que ele chegará até o PDV de forma correta e dentro do prazo, promovendo a ativação da campanha.
Lembre-se, é no ponto de venda que o seu consumidor está mais engajado com seu produto e considerando todas as possibilidades.
Ah, ter um sistema de contato (SAC) com os lojistas também pode ajudar muito!
Não se Comunicar com seus Públicos
Comentamos no tópico anterior a necessidade de possuir um SAC ou Contact Center para se comunicar com os lojistas e garantir que a campanha esteja ativa da forma correta no PDV durante todo o período em que estiver no ar. Além disso, com um canal aberto de comunicação com o lojista, você garante de que todos aqueles que comercializam seu produto estarão aptos a tirar qualquer dúvida quanto a mecânica da sua ação.
Porém, não menos importante, é o canal de contato com os participantes da sua campanha. Quando se trata de uma campanha promocional, vale sempre lembrar a premissa: cabeça de consumidor e bumbum de neném, nunca se sabe o que irá sair…
Por isso, estabelecer uma forma segura, prática, instantânea (e de preferência gratuita) com o seu público-alvo é impressionável para a adesão e engajamento de um grande número de participantes.
Aqui na Logystem, por exemplo, nós oferecemos à todos os nossos clientes um sistema de contact center passivo e receptivo. No primeiro, o consumidor pode entrar em contato à qualquer hora para tirar dúvidas, prestar reclamações ou verificar condições de recebimento das premiações. Já no segundo, garantimos que o(s) vencedor(es) da campanha tenham recebido a(s) premiação(ões) de forma correta e dentro do prazo.
Dessa forma, garantimos a satisfação de todos os participantes e elevamos a imagem da marca.
Ah, sem contar que é sempre válido estar atentos aos meios digitais: checar a página e o chat do Facebook, Instagram ou possuir um hotsite para campanha também são ótimas maneiras de interagir com seus consumidores.
Embalagens: você está fazendo isso errado
Importante ressaltar que todo planejamento de logística é de extrema importância e o cuidado está também em planejar a embalagem correta para sua campanha.
Algumas esbanjam criatividade, são inovadoras e com formatos malucos e inusitados não é mesmo?! É claro que quanto mais inovador for o design, maior será a surpresa e o valor percebido daquele que a receberá.
Porém, é preciso estar sempre focado na funcionalidade da embalagem que carregará o brinde, premiação ou produto.
Além de ser desenvolvida para otimizar o espaço dos meios intermodais de transporte, ela também deve ser projetada para garantir que seu brinde chegue no destino final sem amassar e sem quebrar. Isso conta muito e gera uma ótima reputação positiva para sua marca. Afinal, é isso que os participantes tanto se empenharam para conseguir.
Não estabelecer um cronograma
Para certificar-se de que tudo está acontecendo conforme o planejado, estabeleça um cronograma para a equipe envolvida e separe um tempo para a realização de reuniões sobre a campanha.
Mesmo que você invista em um ótimo planejamento, imprevistos sempre acontecem, estouros no orçamento, troca de fornecedores etc. Então, esteja preparado para eles! Mantenha sempre a sua cabeça fria e realize as mudanças necessárias.
Não ter cautela no momento de escolher os fornecedores
Para que sua campanha promocional alcance os resultados esperados, é necessário contratar uma empresa especializada no seguimento promocional.
Mas como escolher o fornecedor certo?
Bom, existem diversas dicas para não errar nesse momento. A primeira delas é analisar os cases de sucesso da empresa. Veja se o layout criado estava alinhado com o briefing, analise os resultados da campanha e procure as avaliações de antigos clientes.
Deixar de analisar os resultados de suas campanhas promocionais
Por fim, é muito importante analisar os resultados de cada ação a fim de descobrir se ela está sendo eficaz. Nesse momento, não leve em consideração apenas o volume de vendas, mas sim como a estratégia contribuiu para a consolidação da marca no mercado. Lembre-se: a importância da sua campanha promocional está na qualidade e não na quantidade.
Deixe seu comentário abaixo e conte pra gente sua experiência com campanhas promocionais que deram erradas e qual retorno sua empresa teve.
Vamos compartilhar?!