Mesmo com a crise econômica dos últimos anos, o número de vendas online continua em evolução. Só em 2017, os números de faturamento da área chegaram na casa dos R$ 59,9 bilhões de reais. Isso totaliza um crescimento de 12% do setor, quando comparado ao ano passado. Para os empreendedores, essa é mais uma oportunidade de investimento. E, a fim de investir com segurança, que tal algumas dicas de e-commerce para o seu negócio?
Já sabemos que as vendas por e-commerce seguem em alta por conta de seu amplo nicho de atuação. Hoje, é possível comprar tanto roupas e sapatos via Internet, quanto itens para casa, produtos eletroeletrônicos e até mesmo serviços a domicílio. Então, para se destacar neste segmento, é preciso seguir as tendências do mercado e estar um passo à frente das concorrentes.
Para quem deseja iniciar uma carreira neste ramo, além de aplicar dicas de e-commerce essenciais, deve também conhecer os setores que mais crescem no mercado. Em nível nacional, considerando o índice de faturamento, é uma boa hora para investir nas áreas de:
- Telefonia e Celulares;
- Dispositivos Eletrônicos;
- Saúde, Cosméticos e Perfumaria;
- Casa e Decoração;
- Moda e Acessórios.
Como é de se imaginar, o topo da lista é ocupado pelos setores de maior concorrência, o que implica em uma aposta muito mais alta por parte do empreendedor. Ainda que pareça arriscado, com os produtos certos e uma boa estratégia de marketing, é possível aumentar o lucro do e-commerce e competir no mesmo nível de grandes empresas.
Qual o perfil do novo usuário de e-commerce?
Com o aumento das vendas por e-commerce, o perfil do consumidor também tem mudado. Como a oferta é vasta, o cliente se tornou mais exigente. Apenas realizar uma boa compra não é o suficiente.
Além de buscar pelo preço mais econômico, o novo consumidor deseja que sua experiência seja totalmente única. O vendedor deve identificar as principais reclamações dos clientes de e-commerce e fazer o máximo de esforço para a redução desses problemas.
3 dicas de e-commerce para aumentar as vendas
1. Compras por mobile
Não apenas uma tendência, as compras por mobile já são uma realidade nítida no mercado do e-commerce. Todos os anos, as compras feitas através de um smartphone crescem de maneira considerável. No início de 2018, elas já representavam 48% das vendas do varejo no Brasil. O ato de investir em bons aplicativos e sites otimizados é algo que, com certeza, deve permanecer pelos próximos anos.
2. Marketplace
Utilizar o marketplace é uma estratégia que pode aumentar – e muito – suas vendas online. As vantagens para o consumidor são muitas, já que, em um único lugar, encontra diversas opções de um produto e diferentes vendedores. Para o empreendedor, as opções também são igualmente boas, uma vez que possuem:
- Maior visibilidade;
- Custos reduzidos;
- Diversidade de público;
- Aumento de visitas;
- Quantidade de vendas orgânicas.
3. Experiência do Usuário e Marketing Interativo
A experiência do usuário engloba todos os aspectos de compra de um consumidor, desde a sua necessidade até as impressões após a compra. Logo, é primordial investir no primeiro impacto do cliente, a exemplo de:
- Facilidade de manuseio;
- Eficácia do sistema;
- Design e interatividade;
- Publicidade;
- Diminuição do tempo de espera.
O Marketing Interativo pode auxiliar neste processo, identificando e fazendo uma interação entre marca e usuário. O diálogo estabelecido entre os dois é o que garante a fidelização de clientes, já que, com um mercado tão competitivo como o atual, é extremamente importante manter um relacionamento de fidelidade com o consumidor.
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Resumindo, para alcançar sucesso, um vendedor deve estudar sobre as tendências e estar preparado para a inovação. Ficou com alguma dúvida entre em contato com a gente.
Para montar a melhor estratégia de vendas, aprenda com o erro de seus concorrentes e descubra quais são os 7 grandes problemas de logística dos e-commerces.