A empresa, que em 2014 iniciou a operação no país com a venda de e-books e livros físicos, atuará nesse segmento exclusivamente como Market Place. Ou seja, a Amazon aposta em uma plataforma na qual logistas locais poderão comercializar seus produtos diretamente dentro da gigante mundial.
Mas, nesse momento, muitas dúvidas começam a surgir: Como vender na Amazon Brasil? E, mais importante, como destacar seus produtos dentro desse poderoso Market Place?
Confira abaixo algumas dicas separadas para você, logista, que quer saber como entrar na Amazon Brasil.
1. Afinal, quem é a Amazon e o que vieram fazer no Brasil?
A Amazon iniciou suas operações nos EUA em 1994, sendo uma das primeiras companhias a vender produtos na internet e a primeira a obter relevância mundial. Ao longo de 23 anos de operação, a empresa obteve expertise e fama mundial no segmento de e-commerce e seu lucro líquido chegou à $ 2.371 bilhões em 2016.
Para se ter uma ideia do impacto da companhia, após o anúncio das atividades do market place da marca no Brasil as ações da B2w Cia Digital e da Magazine Luiza, dois grandes Market Places nacionais, caíram em 20 e 17 por cento respectivamente. Já o Mercado Livre, líder anterior do segmento no país, teria perdido cerca de 1 bilhão de dólares.
A Amazon, inclusive, lançou recentemente seu próprio serviço de streaming em terras tupiniquins, apostando em uma estratégia de entrada com preços baixos, com uma assinatura mensal mais barata que o poderoso Netflix.
“Os brasileiros são apaixonados por tecnologia, da mesma forma que são apaixonados por leitura, mas em ambos os casos essa é uma questão de preço, facilidade e conveniência de compra.” afirma Alex Szapiro, gerente da Amazon no Brasil.
2. Como vender na Amazon Brasil? O que preciso fazer?
Oferecer bons preços, facilidade e conveniência ao consumidor são a chave para vender na Amazon. Vou dar uma enfase à este último: conveniência ao consumidor!
Se você quer descobrir o segredo de como vender na Amazon Brasil e se destacar dentro da plataforma, você deve se preocupar, principalmente, com sua questão logística e de entregas. Vamos falar um pouco mais disso no próximo tópico.
Para entender melhor como funciona o processo de cadastro, basta seguir o passo a passo abaixo:
Realize a inscrição na plataforma
A inscrição na plataforma pode ser feita de maneira simples e rápida, basta fornecer um CPF ou CNPJ válido, conta de e mail, conta bancária e os dados de um cartão de crédito (Visa, Mastercard, Diner ou Elo). O passo seguinte é escolher se vai vender todos os itens disponíveis no catálogo ou apenas uma categoria de produtos (No Brasil, já é possível vender livros novos e usados, eletrodomésticos e eletrônicos, como televisores, home theaters, computadores, celulares e consoles)
Escolha seu plano de vendas
Na Amazon, o comerciante pode escolher entre dois modelos de vendas: O Individual, que permite o número máximo de 10 mercadorias por mês, e no qual se paga à plataforma uma valor fixo de R $2,00 por produto vendido, além de uma comissão de 10% sobre cada transação, e o Profissional, para quem pretende realizar um volume de vendas superior à 10 unidades no mês, no qual é cobrada uma mensalidade fixa de R$19,00 e a comissão de 10 % por transação, e possui diversas vantagens, como a liberdade de inserir novos produtos no catálogo da Amazon, criar promoções e definir os valores de envio. Além disso, como a plataforma é mundial, nos dois planos é possível realizar vendas para os 53 países nos quais a Amazon está presente.
Siga as regras-padrão do Marketplace da Amazon
Algumas regras devem ser seguidas por quem deseja comercializar mercadorias no Market Place. São elas:
- Emitir a Nota fiscal Eletrônica: Na Amazon, o envio da nota fiscal eletrônica (NF-e) é obrigatório em todas as transações.
- Cumprir os prazos de entrega: Comerciantes que não cumprirem os prazos de entrega podem ser excluídos da plataforma. Além disso, se a sua mercadoria não for despachada para o consumidor em 48 horas, sua loja perderá relevância, deixando de ser visualizada por cada vez mais consumidores.
3. Como posso me destacar na Amazon, impulsionando minhas vendas?
É muito importante deixar bem claro que, mesmo que a Amazon seja referência em logística no seu país natal (vide os famosos drones-correios da marca), o modelo importado para o Brasil é um pouco diferente.
O comerciante, neste caso você, será responsável por toda a operação de e-commerce, principalmente pela logística e entrega dos produtos.
Este último, inclusive, é um dos principais fatores levados em conta pela Amazon para um bom posicionamento dentro do Market Place, o que representa um maior número de visualização e, por consequência, vendas.
Segundo a própria Amazon, o logista terá um prazo de 48 horas para realizar o despacho da mercadoria. Caso o contrário, o varejista perderá sua relevância dentro dos resultados de pesquisa e páginas de compra do Market Place.
Por isso, produtos de qualidade, que chegam bem embalados e em pouco tempo, costumam ser muito bem avaliados pela Amazon e, também, pelos próprios consumidores. Nesses casos, a plataforma aumentará de forma automática a relevância do lojista, anunciando seus produtos para uma quantidade cada vez maior de consumidores.
Sendo assim, uma boa gestão de estoque, armazenagem, logística, postagem e transporte é crucial para o seu sucesso (ou fracasso) dentro daquele que promete ser um dos principais players do mercado digital de eletrônicos.
4. Como vender mais na Amazon, otimizando minhas entregas?
Se você chegou até aqui, já percebeu que uma boa logística de entregas é o fator determinante para o sucesso da sua loja na Amazon. A Logystem oferece soluções logísticas completas e personalizadas para e-commerces. Assim, você só precisa cuidar da venda dos seus produtos.
Nossos serviços incluem a armazenagem e o estoque das mercadorias, o recebimento de pedidos, a montagem dos pacotes e sistemas de entrega rápida para as principais capitais brasileiras.
Além disso, a Logystem possui uma plataforma de gestão própria que realiza o tracking (rastreamento em tempo real) de cada envio. Otimizando investimento e custos de transporte e logística reversa.
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